Segundas doses da Coronavac são aplicadas nesta quarta para idosos com 70 anos ou mais

Segundas doses da Coronavac são aplicadas nesta quarta para idosos com 70 anos ou mais

Nessa quarta-feira, 05, será retomada a vacinação para idosos que estavam aguardando as segundas doses da Coronavac.

O número de doses que chegaram no município foram extremamente reduzidas em relação ao número de pessoas que estão com as doses já vencidas. Em São Borja, cerca de 4.000 pessoas aguardam a chegada de doses para completar a imunização. Para completar a imunização, a Secretaria Estadual da Saúde enviou 870 doses para a região de Santo Ângelo, o qual São Borja faz parte. Para São Borja foram enviadas 170 doses.

A Secretaria Municipal da Saúde serguirá a sequência de vacinação por idade. Nesta quarta a vacinação prioriza os idosos a partir de 70 anos que tenham feito a imunização com a 9ª remessa das doses. Ou seja,  abrangendo as pessoas que fizeram as doses há mais tempo e que estão com a data da aplicação mais atrasada.

Pela quantidade tão pequena de doses, houve a concentração das doses na Central de Vacinas. Caso alguém que faça parte desse grupo, procurar os ESF’s, será reservado uma dose para ser aplicada posteriormente.

Concomitantemente à vacinação das segundas doses aos idosos da Coronavac, segue a vacinação para as pessoas com comorbidades que tenham entre 55 e 59 anos, e também para as gestantes e puérperas que tenham comorbidades, a partir de 18 anos; para pessoas com doença renal em tratamento de hemodiálise, a partir de 18 anos, e em pessoas com síndrome de down que tenham a partir de 18 anos. Para a vacinação das comorbidades, as doses são da Astrazeneca, e as doses podem ser encontradas na Central de Vacinas e na Central de Vacinas.

A vacinação contra a COVID-19 acontece apenas no período da manhã. No período da tarde a vacinação ocorre para o grupo prioritário que está vacinando contra a H1N1.

Comentários