RS deverá receber novo lote de Coronavac daqui uns 10 dias

RS deverá receber novo lote de Coronavac daqui uns 10 dias

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e aguardam a segunda aplicação não deverão ser vacinadas nesta semana. O atraso já abrange pessoas que deveriam ter recebido a vacina na semana passada.

Outros milhares de gaúchos com até 70 anos estão com o prazo estipulado para receber a vacina entre esta segunda (26) e sexta-feira (30).Na programação do Ministério da Saúde para distribuição de vacinados aos Estados, no entanto, não constam doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. O novo lote desta semana deve ter apenas a vacina AstraZeneca/Oxford produzida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocryz).

Por enquanto, o lote desta semana prevê 5,2 milhões de imunizantes para o todo o país. Boa parte será para a primeira dose destinadas a pessoas com comorbidades comprovadas mediante atestado médico.

O Instituto Butantan admite o atraso de entrega de novas vacinas por causa da demora no envio de insumos pela China, o que ocorreu na semana, alguns dias após o previsto.

Em entrevista à Rádio Gaúcha na semana passada, o diretor do Butantan, Dimas Covas, confirmou para o dia 3 de maio a entrega do próximo lote de vacinas para o Ministério da Saúde. Portanto, o Rio Grande do Sul deverá receber um novo lote de CoronaVac somente no fim da próxima semana.

Por Daniel Scola / GZH

Comentários