Secretaria Municipal de Educação segue com ações de treinamento de servidores

Secretaria Municipal de Educação segue com ações de treinamento de servidores

Foto: Decom/PMSB

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) ainda segue sem condições de confirmar quando será possível o retorno às aulas presenciais, interrompido já há mais de um ano, em função da pandemia. Porém, várias ações vêm sendo implementadas para garantir condições sanitárias adequadas quando o retorno for possível e seguro. O secretário João Carlos Reolon ressalta que o aprimoramento nos preparativos se dá em relação às medidas de prevenção, treinamento das equipes de apoio e medidas de melhoria das condições gerais de infraestrutura.

Juntamente com o Serviço de Vigilância em Saúde, recentemente foram feitas vistorias em todas as escolas da rede, com a finalidade de reforçar os protocolos de prevenção à Covid-19. Com o laudo de vistoria, a SMEd está realizando as adequações necessárias, para garantir maior segurança sanitária em todos os estabelecimentos escolares. A ação amplia uma série de outras iniciativas desde o ano passado. O local de armazenamento da merenda escolar do Município, no Departamento de Materiais e Patrimônio, na vila Cabeleira, está sendo ampliado. Serão 100 metros quadrados de área à disposição. O local ficará forrado e todo revestido. Ainda são instalados câmara fria, refrigerador, freezer e exaustores de ar.

Segundo o secretário, todos os insumos alimentícios da merenda escolar ficarão adequadamente acondicionados, como recomendam as normas de segurança em todos os sentidos. Paralelamente, os servidores manipuladores dos alimentos destinados à merenda estão sendo treinados, seguindo os protocolos de distanciamento social e demais precauções ao Coronavírus. O objetivo é o cumprimento das boas práticas de alimentação recomendadas pelas nutricionistas da Prefeitura. As cozinheiras receberam uniformes, toucas, luvas e aventais adequando-se às normas sanitárias vigentes. Por turno, as escolas receberam telas milimétricas nas janelas e portas dos refeitórios e cozinhas, atendendo às normas da Vigilância em Saúde municipal.

“Estamos fazendo de tudo para que, quando o retorno às aulas presenciais for possível, toda a comunidade escolar possa ter segurança e conforto, resgatando os vínculos de pertencimento”, ressalta o secretário João Carlos Reolon.

RETORNO ÀS AULAS 

A partir do dia 19 deste mês, as EMEIs iniciarão o ano letivo de forma remota. Atividades e sugestões encaminhadas via WhatsApp e vídeos produzidos e encaminhados através das redes sociais, diferente das EMEFs, que apenas enviam o material. A intenção da SMEd é se reaproximar dos alunos e famílias. “Precisamos retomar o vínculo com as famílias e iniciarmos o ano letivo para termos tempo hábil de completar os 200 dias letivos sem comprometer o início de 2022”, afirma Reolon.

Comentários