Ocupação de UTI’s chega a 100% no Estado do RS

Ocupação de UTI’s chega a 100% no Estado do RS

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a rede hospitalar do Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira, lotação acima de 100% nas unidades de terapia intensiva (UTIs), considerando as públicas e privadas. Na tarde de hoje, índice ficou em 100,1%, ante 96,9% registrado ontem. De acordo com dados estaduais, por volta das 14h de hoje, eram 2.812 pacientes internados para 2.808 leitos existentes. Ou seja, quatro pacientes a mais do que o suportado pela estrutura. Do total, 62,2% são de pacientes com diagnóstico de Covid-19 e 7,5% de pacientes com suspeita da doença.

Nesta terça-feira, a maior sobrecarga de leitos ocorria sobre os privados – com 130,4% de atendimento. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou o acionamento da fase 4 do Plano de Contingência do Coronavírus, que autoriza o uso de qualquer estrutura hospitalar para o atendimento de pacientes com coronavírus. A decisão sinaliza o momento mais crítico da pandemia em solo gaúcho – que tem todas as suas regiões em bandeira preta, de nível epidemiológico alto. 

Em São Borja, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, pesquisados às 14 horas desta terça-feira, os leitos de UTI no Hospital Ivan Goulart chegaram a lotação de 100%, com 15 pacientes confirmados de COVID-19. Em leitos COVID, a lotação já ultrapassa de 120%. Dos 40 leitos disponíveis, 49 estão ocupados, 9 a mais do que a capacidade inicial.

Comentários