Aulas presenciais para Ensino Infantil, 1º e 2º ano do Fundamental serão mantidas na rede estadual e particular

Aulas presenciais para Ensino Infantil, 1º e 2º ano do Fundamental serão mantidas na rede estadual e particular

Foto: André Ávila/ Agência RBS

Após confirmação da bandeira preta em todo o Estado a partir deste sábado, dia 27, as aulas que seriam retomadas em modo presencial na rede municipal a partir de março continuarão em modo remoto. O secretário municipal de educação, João Carlos Reolon, informou que houve um recuo sobre o planejamento que seria colocado em prática a partir de 1º de março. Segundo o secretário, toda a preparação feita nos últimos, como reuniões, organização e diálogos para o retorno presencial, não foram perdidos e em um momento seguro, serão retomados. 

Para Reolon, houve um fortalecimento nas questões pedagógicas entre instituições, secretarias e alunos. A partir das próximas semanas, passado o período de maior calamidade da bandeira preta, o secretário afirma que o cenário será reavaliado e possivelmente retomados os planejamentos para retorno das aulas de forma presencial.

Porém, mesmo com o decreto de bandeira preta em todo o Estado do Rio Grande do Sul a partir deste sábado, as aulas presenciais nas escolas particulares estão mantidas. A bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, conforme decreto 55.767 emitido pelo Governador em 22 de fevereiro de 2021. 

No Colégio Sagrado Coração de Jesus, em São Borja, essas turmas continuarão com as atividades presenciais a partir de segunda-feira, dia 1º de março. Segundo a diretora educacional da instituição, Bianca Lul, o colégio está apto e preparado para seguir com as atividades de forma segura, tanto para os servidores e professores, bem como para os alunos e familiares. 

O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota. A respeito das escolas estaduais, o planejamento de retorno a partir do dia 8 de março está mantido, igualmente para o ensino infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Comentários