Vacinação de idosos acima de 85 anos e profissionais da saúde serão retomadas a partir das 13h desta quarta-feira

Vacinação de idosos acima de 85 anos e profissionais da saúde serão retomadas a partir das 13h desta quarta-feira

Foto: Tchaylen de Souza/ESBC

Os serviços públicos voltam a atender nesta quarta-feira de Cinzas, no período da tarde. O Centro de Triagem para Covid atenderá das 13h às 18 horas e o CEMAE e demais serviços da Saúde à partir das 14 horas até as 18 horas. O Pronto Atendimento – PAM e o CT atenderão à noite normalmente das 18 às 22 horas. 

A Central de Vacinas retoma a vacinação de idosos acima de 85 anos e profissionais da Saúde a partir das 13h. A vacinação foi interrompida no feriado de Carnaval, devido à pouca procura da população. Ainda no sábado, as equipes do Melhor em Casa estiveram vacinando os idosos acamados que já estavam agendados. Segundo a secretária de saúde Sabrina Loureiro, a faixa etária que está sendo seguida é de acordo com a recomendação da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após a vacinação de 85 anos ou mais, a faixa etária deve ser reduzida, conforme disponibilidade das doses. 

Na Central de Vacinas ainda não foi contabilizada a quantidade de idosos dessa faixa etária que ainda faltam se vacinar. Só após concluir essa etapa poderá ser reduzida a idade para seguir a vacinação. O número atualizado de vacinados acima de 85 anos é de 595 pessoas, até a última sexta-feira, dia 12. A vacinação está concentrada somente na Central, no antigo Hospital São Francisco, em sistema de drive trhu para os idosos com dificuldade de locomoção. Na parte interna, também está sendo feita a imunização. 

Estão sendo vacinados também, um cuidador por idoso acamado. A partir desta quarta-feira, estarão sendo vacinados os auxiliares de laboratórios, que atuam diretamente nos locais de coleta e exames. Os auxiliares de saúde bucal, mesmo sem formação completa, também estão sendo contemplados. Até agora, cerca de 86% dos profissionais de saúde foram vacinados. Os idosos atingem o percentual de 78% já imunizados.

Comentários