Candidatos do Enem com teste positivo para Covid-19 poderão remarcar data da prova

Candidatos do Enem com teste positivo para Covid-19 poderão remarcar data da prova

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiverem o diagnóstico confirmado de Covid-19, estejam aguardando o resultado ou com sintomas, poderão remarcar a data da prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudante deverá comprovar a informação através de um atestado médico, e enviar ao Inep. 

Além disso, o Instituto também prevê 50% de ocupação das salas para evitar a propagação do coronavírus, e salas especiais para os grupos de risco. O uso de máscara será obrigatório, desde o início até o fim da aplicação do exame./ Caso se recuse, o candidato poderá ser eliminado. O Inep informou que irá disponibilizar álcool em gel nos locais de provas. Previsto originalmente para novembro, o exame foi adiado devido à pandemia, e vai ocorrer em 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital). 

Os portões dos locais de prova abrirão um pouco mais cedo para diminuir as aglomerações, a partir das 11h e 15, e serão fechados às 13h. O início das provas será às 13h30 e o candidato só poderá sair após às 15h30, sem o caderno de questões. Para sair com o caderno, no primeiro dia, só será permitido a partir das 18h30 e, no segundo, às 18h. O término da prova será às 19h e 18h30, no primeiro e segundo dia, respectivamente. Para quem tem direito  ao tempo adicional de 60 minutos, o encerramento será às 20h no primeiro dia e às 19h30 no segundo. Para os candidatos com tempo adicional de 120 minutos, que farão a video prova em Libras, será às 21h no primeiro dia e às 20h30 no segundo. 

Em São Borja, as provas serão aplicadas nas Escolas Tricentenário, Olavo Bilac, Apparicio Silva Rillo, Getulio Vargas, CESB, Padre F. Garcia e Arneldo Matter. Na cidade, estão inscritos 1957 candidatos. De acordo com a organização local do Enem,  a estrutura está sendo montada com todos os procedimentos de prevenção baseados no protocolo que foi enviado pelo Inep, de proteção, distanciamento, esterilização das salas, demarcação da fila e demais protocolos para evitar contaminação.

Comentários