Perícias médicas não estão sendo realizadas na agência do INSS de São Borja

Perícias médicas não estão sendo realizadas na agência do INSS de São Borja

Foto: Arquivo/ESBC
Afora todos os problemas provocados pela pandemia da Covid-19 no país, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) enfrenta outro entrave para atender o grande público, a falta de peritos. Esse é um problema em vários municípios, incluindo São Borja. 

Na cidade, os dois profissionais da área pediram aposentadoria. O gerente da agência do INSS na cidade, Márcio Carpes, informa que as perícias estão sendo direcionadas para agências próximas como São Luiz Gonzaga e Santiago, mesmo assim, há lista de espera e atendimento previstos para a partir de março. Ele orienta que as pessoas que necessitarem de perícia devem agendar em outras cidades pelo 135 ou pelo aplicativo Meu Inss.

Quanto a pedidos novos de aposentadorias, Márcio explica que também só podem ser através do aplicativo, porém, em caso de dificuldades, a agência pode auxiliar pelo telefone (55) 3431-1969.

Além disso, com relação aos atendimentos na agência, a resolução de alguns problemas consegue ser resolvida por parte dos servidores que atendem na porta da agência, como encaminhamento de documentos, por exemplo.  

Sobre o atendimento de perícias, Marcio Carpes não sabe quando o problema será resolvido. Acredita que o INSS pode até recontratar os peritos aposentados, mas isto depende da sua superintendência. A tendência é que este tipo de atendimento apenas por agendamento para casos mais urgentes, continue nas próximas semanas, segundo ele.

Comentários