Filas são observadas em algumas escolas do município com intuito de garantir vaga para 2021

Filas são observadas em algumas escolas do município com intuito de garantir vaga para 2021

Foto: Tchaylen de Souza/ESBC

Nesta segunda, dia 30, familiares amanheceram em frente a algumas escolas municipais para garantir as matrículas escolares para 2021, que iniciam amanhã, dia 1º de dezembro. As vagas são para alunos do ensino infantil, fundamental e ensino médio. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, cerca de 14 pessoas aguardavam na fila. Para garantir a vaga, alguns passaram a madrugada no local, estando de prontidão desde às 19h do domingo, dia 29. 

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Vargas, a fila estava um pouco menor, com seis pessoas, que chegaram no início da manhã de hoje. O primeiro da fila está no local desde às 7h da manhã. De acordo com a diretora da escola, Kátia Alexandre, há 20 vagas para o Pré 1 e 10 vagas para o Pré 2./ Os 3º e 4º anos tem cerca de 8 vagas cada. O Secretário de Educação João Carlos Reolon lamenta a situação, mas segundo ele, não há outra forma de se realizar as inscrições neste ano. 

Com relação à razão de não se adotar senha, ele acredita que será mais difícil manter a lisura do processo, e que certamente os pais que chegarem no dia e não tenham mais fichas, não entenderão para quem elas foram dadas. Portanto, o sistema atual é por ordem de chegada. De acordo com o Secretário, nenhuma criança a partir do Pré 1 ficará sem vaga. O problema maior é com relação à educação infantil, que ainda não conseguiu garantir vaga à todas as crianças até os 4 anos. Passada a fase de inscrição, as matrículas começam no dia 10 de dezembro para educação infantil, até o dia 18, e no dia 14 até o dia 18, para o ensino fundamental e EJA.

Comentários