Aprovado Projeto de Lei que inclui a Ronda de São Pedro no calendário oficial de eventos do Estado

Aprovado Projeto de Lei que inclui a Ronda de São Pedro no calendário oficial de eventos do Estado

Reunida na manhã desta quarta-feira, dia 7, em ambiente virtual, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, aprovou o parecer favorável do deputado Eric Lins (DEM) ao Projeto de Lei (PL) 406/2019, que inclui no Calendário de eventos oficiais do Estado a “Ronda de São Pedro”, de São Borja. A proposição e de autoria do deputado Mateus Wesp (PSDB).

Na justificativa ao PL, o deputado Mateus Wesp sustenta que a “Ronda de São Pedro” realizada anualmente no Município de São Borja, por iniciativa do Centro Nativista Boitatá, é um evento que objetiva valorizar a música nativa gaúcha em todas as suas linhas, ritmos, estilos, origens e influências. Conforme ele fundamenta, o evento reafirma, através da música, a importância da preservação das tradições rio-grandenses, histórias, os usos e costumes de nossa terra e de nossa gente.

Em seu parecer, o deputado Eric Lins destacou que a “Ronda de São Pedro” celebrou sua 28ª edição, tendo se tornado um evento de referência para o movimento nativista gaúcho. “É um Festival peculiar no trato da cultura musical gaúcha, buscando a qualidade poética na abordagem dos temas campeiros”, afirmou. Para ele, o PL é de grande importância para a economia, desenvolvimento e turismo.

Em 2020, devido à pandemia, o evento que realizaria sua 29ª Edição, ainda não tem data para acontecer, podendo ser adiado para o ano que vem, até a situação normalizar e ser um evento seguro para todos.

Comentários