Alerta para calor intenso seguidos de temporais para o final de semana

Alerta para calor intenso seguidos de temporais para o final de semana

Foto: Gelci Saraiva/ Folha de São Borja
Neste final de semana, entre sexta-feira e domingo, haverá calor muito intenso para grande parte do Rio Grande do Sul, com ventos fortes e risco de temporais. De acordo com a MetSul Meteorologia, há potencial de vendavais e granizo em perigoso cenário de tempo severo. As mudanças do tempo já devem ocorrer a partir desta sexta, mas não em todo o Estado, devendo a instabilidade afetar todas as regiões gaúchas ao longo do fim de semana, especialmente no domingo.


Em São Borja, a temperatura sobe rápido e são esperadas marcas de até 35ºC para esta sexta-feira, com tempo seco. Em outras cidades da Fronteira Oeste e no Noroeste, não se descartam registros perto de 40ºC, em alguns pontos. Nesta época de primavera, a radiação ultravioleta já atinge valores elevados, sendo importante o uso de filtro solar. Para sábado, as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC na região de fronteira com a Argentina, com vento norte persistente que pode antecipar a ocorrência de temporais. 


O dia crítico para tempo severo no Rio Grande do Sul será o domingo, com queda de temperatura para até 20ºC, quando uma frente fria vai avançar pelo Estado, encontrando massa de ar muito quente com valores de pressão atmosféricos baixos e ainda sob a presença de intensa corrente de jato em baixos níveis. Esta frente fria começa a ingressar pelo Oeste a partir da madrugada e na primeira metade do domingo já alcança grande parte do território gaúcho. Conforme os dados analisados pela MetSul, há a possibilidade de formação de linha de tempestades, o que agrava o risco de vendavais.

Comentários