Agências do INSS disponibilizam urna para entrega de documentos

Agências do INSS disponibilizam urna para entrega de documentos

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise de seus requerimentos. 

Como as agências continuam fechadas por causa da pandemia de coronavírus, o instituto decidiu estender para todo o país o serviço Exigência Expressa, o “drive-thur” para entrega de documentos. 

A entrega de documentos por esse meio alternativo será viabilizada pela colocação de urnas na entrada das agências. O interessado depositará, na unidade mais próxima de sua residência, cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS. 

A medida foi adotada porque desde março não está sendo possível fazer atendimento presencial – apenas remoto, conforme o decreto de situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus. Diante disso, o INSS identificou a necessidade de buscar alternativa para o cidadão cujos processos não avançam porque ele precisa cumprir a exigência para que a análise possa ser concluída. 

Em São Borja, já está disponível uma urna de coleta desde a semana passada. De acordo com o gerente do INSS local, Márcio Carpes, a caixa de coleta fica à disposição das 8h às 14h. O objetivo é a possibilidade de deixar uma cópia do documento exigido pelo INSS, ajudando no andamento dos pedidos dos benefícios. Os documentos são então digitalizados e anexados ao processo para dar seguimento na análise. De acordo com Márcio, muitas pessoas já se utilizaram desta opção segura de entrega de documentação.

Comentários