Instituto Federal Farroupilha retorna ano letivo de forma remota nesta segunda

Instituto Federal Farroupilha retorna ano letivo de forma remota nesta segunda

As atividades presenciais do Instituto Federal Farroupilha, que foram suspensas no mês de março em virtude da pandemia de Covid-19, retornam de forma remota nesta segunda, dia 3 de agosto. As atividades acadêmicas já haviam começado a ocorrer de forma remota no mês de abril. Até então, a legislação permitia que apenas 40% das atividades acadêmicas dos cursos fossem realizadas de forma não presencial. Os cursos do IFFar atingiram esse percentual em maio, quando o calendário acadêmico precisou ser suspenso. 

Uma portaria publicada pelo Ministério da Educação, em junho, alterou o regulamento e passou a permitir, em caráter emergencial, a substituição de disciplinas presenciais por atividades letivas que utilizem tecnologias digitais até 31 de dezembro de 2020. Na prática, o calendário acadêmico das instituições de ensino pode ser retomado através de atividades não presenciais. Considerando a portaria do MEC e as previsões das autoridades que não indicam a possibilidade de retomada de atividades presenciais num futuro próximo, o Consup, em reunião realizada no dia 24 de julho, decidiu pelo retorno das atividades acadêmicas não presenciais a partir do dia 3 de agosto. O primeiro semestre letivo de 2020 deve ser concluído até 25 de setembro.

O segundo semestre também se dará através de atividades acadêmicas não presenciais. Em vídeo gravado para a comunidade acadêmica, a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, disse que “o ensino remoto se torna a estratégia viável neste momento para podermos concluir o primeiro semestre, dando continuidade a formação dos estudantes e garantindo o distanciamento social”./ Carla Jardim destacou que o momento atual exige adaptação, reinvenção e aprendizagem constante de toda a comunidade acadêmica. Para viabilizar o retorno das atividades, ela citou que o IFFar vai viabilizar o acesso a internet. A instituição também tem em andamento um curso de formação em atividades não presenciais para servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação IFFar

Comentários