Região de Santo Ângelo entra novamente sob a restrição da bandeira vermelha

Região de Santo Ângelo entra novamente sob a restrição da bandeira vermelha

Nesta semana, em um mapa preliminar, o Rio Grande do Sul foi praticamente pintado com a bandeira vermelha. Das 20 regiões, apenas duas estão com bandeira laranja, as outras, todas, com bandeira vermelha, ou seja, com alto risco para a Covid-19. Nesta semana, apenas Bagé e Pelotas registraram risco médio da doença. 

Além de Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que mantêm a avaliação negativa nesta semana, outras nove regiões apresentaram pioras nos indicadores: Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. Esta é a terceira rodada consecutiva em que o Rio Grande do Sul não registra regiões com risco baixo da Covid-19, a bandeira amarela.

270 cidades, apesar de estarem em regiões com bandeiras vermelhas, podem adotar protocolos de bandeira laranja, por não terem registrado óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. 

As regiões e os municípios têm até domingo de manhã para enviar recursos e pedidos de reanálise para uma posterior classificação. O resultado sai na segunda-feira à tarde, e o período de vigência das novas bandeiras inicia na terça.

Em São Borja, o prefeito Eduardo Bonotto postou nas redes sociais a respeito da contestação por parte da região de Santo Ângelo:

“A AMM de forma profissional já possuí os dados necessários. No comitê regional criado já foi observado que não tem sido os nossos números que tem “pesado”, mas os da macrorregião e os do Estado que entram na contabilização de todos (efeito cascata). As projeções de óbitos foram menores do que se previa para região nesta semana. Alguns dados na nossa região aumentaram, mas nossas capacidades hospitalares tem se mantido, com uma baixa ocupação de leitos clínicos comparável com a média do Estado. Dos 11 itens avaliados nossa região, da semana passada para esta, teve melhora em 7 itens e em óbitos manteve o mesmo número da semana passada. Região Missioneira R11 Santo Ângelo encaminhará recurso.”

Veja como ficou o mapa preliminar da 11ª rodada no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Comentários