Primeiro óbito por COVID é registrado em São Borja

Primeiro óbito por COVID é registrado em São Borja

Nesta segunda-feira, dia 22, foi registrado primeiro óbito por COVID no município de São Borja.

O caso foi de um paciente, que internou no Hospital Ivan Goulart, tendo sido realizado o exame swab confirmatório para COVID-19. Após tratamento hospitalar, o paciente recebeu alta. No dia 03 de junho, realizou novo exame IGG, sendo positivo, que garante que o paciente não transmitia mais o vírus, estando com infecção tardia e resposta imunológica. Mas em uma piora de seu quadro clínico, o paciente retornou ao hospital, ficou internado uns dias, e veio à óbito. O registro não foi feito como suspeita ou confirmado para COVID, e sim por outra causa, já que o exame realizado mostrava a recuperação.

No dia de hoje, por determinação do COE/RS, após análise de dados entre Sivep Gripe e SIM(Sistema de Mortalidade), mesmo sem constar no DO (declaração de óbito) e CID(código internacional de doenças) foi solicitado alteração do indicador no boletim Epidemiológico, passando então a confirmar esse caso como óbito COVID, trata-se do paciente de sexo masculino, 86 anos, que faleceu na data de 11/06/2020.

A diretora do Hospital Ivan Goulart, explicou em entrevista à ESBC, que a Secretaria Estadual orienta que os pacientes que tiveram COVID, mesmo que recuperados, que venham à óbito em até 30 dias, deverão constar nos registros de óbito que uma das causas é COVID, pelo fato de que o vírus pode ter contribuído para a piora de outra comorbidade.

Por essa razão, explica a Secretaria Municipal da Saúde, que o boletim epidemiológico em São Borja aponta, a partir de agora, uma morte por COVID. Neste momento também, aguarda-se o resultado de outro exame realizado em uma paciente que veio à óbito no final de semana. Este caso encontra-se como óbito suspeito de COVID.

Comentários