Prefeito afirma, “não há casos de morte de COVID em São Borja”

Prefeito afirma, “não há casos de morte de COVID em São Borja”

Nesta sexta-feira, dia 19, informações circularam nas redes sociais que haviam registros no site do cartório de registro civil, portal transparência, de que 3 pessoas haviam falecido no município com suspeita de Covid. Tal fato gerou apreensão na comunidade, em virtude de ser notório que até o momento, nenhum caso de morte por COVID aconteceu no município.

Na manhã deste sábado, o Prefeito Eduardo Bonotto, e sua equipe da Secretaria municipal da saúde, Hospital Ivan Goulart e assessoria jurídica, realizaram uma live na página do facebook da Prefeitura Municipal. Posteriormente, em entrevista às rádios Cultura AM e Fronteira FM, o Prefeito explicou a razão dos dados estarem publicados desta maneira no site.

De acordo com informações técnicas divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde, os três casos se encontraram internados no hospital, e em consequência dos sintomas, foram coletados materiais dos três e enviados ao Lacen. Antes da chegada do resultado, foi constatado o óbito. Nesses casos, na certidão de óbito,  constou, como causa da morte, suspeita de Covid, e é essa informação que foi registrada pelo Cartório Civil. Posteriormente ao enterro, os resultados chegaram em São Borja, sendo que todos os casos negativaram para coronavírus, razão pelo qual São Borja não possui, até o momento, nenhuma morte pelo vírus.

De acordo com informações repassadas pela equipe de saúde, os três casos citados tiveram em seus registros de óbito a suspeita de coronavírus, tendo em vista que os exames comprobatórios ou negativos, ainda não haviam chegado. Só que para fins de registro, o cartório utiliza apenas a menção COVID. Mesmo que os casos tenham sido relatados como suspeita. Segue abaixo um tópico explicativo sobre a denominação no site para os casos de doenças respiratórias:

“Foi então realizado o seguinte procedimento hierárquico para avaliar todas as causas naturais (não externas) declaradas na DO e selecionar somente uma causa por óbito, dentre as causas por COVID-19 e outras relacionadas:

  • Condição 1: Quando na DO houver menção de COVID-19, Coronavírus, Novo Coronavírus, considerou-se como causa COVID-19 (suspeita ou confirmada);
  • Condição 2: Menção Síndrome respiratória grave, considerou-se como causa Síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
  • Condição 3: Menção de Pneumonia considerou-se como causa Pneumonia;
  • Condição 4: Sepse como única causa informada, considerou-se Sepse;
  • Condição 5: Insuficiência respiratória como única causa informada, considerou-se Insuficiência respiratória;
  • Condição 6: Se o óbito não foi classificado em nenhuma das condições anteriores, considerou-se Outra Causa.”
Site: transparencia.registrocivil.org.br

Comentários