45 Municípios no Estado apresentam caso positivo para COVID-19

45 Municípios no Estado apresentam caso positivo para COVID-19

Para facilitar a consulta sobre os casos de Covid-19 no Estado, a Secretaria da Saúde lançou, nesta quarta-feira, (25), uma ferramenta digital onde mostra a localização dos casos confirmados no mapa do Rio Grande do Sul.

É um panorama da situação epidemiológica do vírus no RS que pode ser acessado e utilizado por profissionais de saúde, de comunicação, área acadêmica e população em geral.

As atualizações acompanham o informe epidemiológico, que é publicado diariamente a partir das 18 horas,  elaborado pelo Centro de Operações em Emergência (COE) .

Os números de casos são apresentados por gráficos e pontos identificados no mapa por municípios de residência e por datas de confirmação. Um outro gráfico mostra, ainda, o número total de casos registrados desde o dia 9 de março, data da primeira confirmação de Covid-19 no RS. A ferramenta digital traz informação sobre óbitos, incluindo hoje o primeiro caso ocorrido na Capital.

Ao acessar o mapa digital do coronavírus no RS, a população também pode obter dados estatísticos sobre o gênero e a faixa etária.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o coronavírus já circula por 45 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando 197 casos.

O município que mais registra casos, é a capital, com 107 casos confirmados. Os outros municípios que registram casos são Bagé (9), Canoas(7), Caxias do Sul (6), Torres (6), Lajeado (5), Santana do Livramento (4), Serafina Côrrea (3), Erechim (3), Estância Velha (2), Capão da Canoa (2), Anta Gorda (2), Pelotas (2), Santa Maria (2), Rio Grande (2), São Leopoldo (2), Ivoti (2), Campo Bom (2), Bento Gonçalves (2), Alvorada (2), Dom Pedrito (1), Marau (1), Dois Irmãos (1), Osório (1), Paraí (1), Passo Fundo (1), Rolante (1), Cachoeira do Sul (1), Santa Rosa (1), Nova Palma (1), Piratini (1), Garibaldi (1), Farroupilha (1), Santo Antônio da Patrulha (1), Eldorado do Sul (1), Taquara (1), Viamão (1), Carlos Barbosa (1), Sapiranga (1), Santiago (1), Gravataí (1), Cerro Grande do Sul (1), Charqueadas (1), Cruzeiro do Sul (1), Estrela (1).

Em São Borja tivemos até o momento 14 casos suspeitos. Destes, 8 foram descartados, e 6 seguem em análise pelo Lacen.

De acordo com a Vigilância em Saúde estadual, pessoas com sintomas de síndrome gripal deverão procurar atendimento em postos de saúde, evitando emergências de hospitais quando não houver sinais graves. Em São Borja, esses casos estão sendo tratados no Centro de Triagem, que está instalado na Escola Getúlio Vargas.

Os sintomas da síndrome gripal são febre de início súbito (acima de 37,8ºC, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, mais um desses sintomas: dor muscular, nas articulações ou de cabeça). Nas crianças, os critérios são febre e outro sinal respiratório (tosse, coriza ou congestão nasal).

Para casos leves, a indicação é permanecer em casa por 14 dias, assim como para as pessoas que moram com o doente.

Acesse http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/, para visualizar o mapa atualizado.

Comentários