SAE alerta o cancelamento de coleta de exame de sangue para portadores de HIV

SAE alerta o cancelamento de coleta de exame de sangue para portadores de HIV

O SAE – Serviço de Atendimento Especializado em IST/HIV/AIDS da SMS de São Borja informa que foram canceladas as coletas de sangue para análise da Quantificação de Carga Viral do Vírus HIV, que seriam realizadas nesta quarta-feira, dia 25, no Laboratório de Fronteira. A intenção é minimizar a exposição das pessoas que vivem com HIV à um possível contato com o coronavírus.

Visando preservar a saúde da população e conter a circulação do novo Coronavírus, a Prefeitura de São Borja adotou diversas medidas de prevenção. A recomendação é para que as pessoas  fiquem em casa e evitem aglomerações. Acompanhando o novo cenário, os serviços de saúde do município estão passando por uma série de adaptações.

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado em IST/HIV/AIDS) da Secretaria Municipal da Saúde informa que foram canceladas as coletas de sangue para análise da Quantificação de Carga Viral do Vírus HIV, que seriam realizadas nesta quarta-feira (25/03), no Laboratório de Fronteira. Segundo o SAE, essa medida é importante para evitar a exposição de pessoas que vivem com HIV/AIDS à pandemia de Coronavírus (Covid-19).

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que algumas ações são importantes na prevenção ao Covid-19, como por exemplo: lavar as mãos com frequência, evitar contato físico com outras pessoas, cobrir o nariz e a boca ao tossir e expirar, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, inclusive chimarrão, evitar aglomerações e principalmente, ficar em casa, em isolamento social. Caso a pessoa sinta algum sintoma de gripe deve se dirigir ao Centro de Triagem para Covid-19, na Escola Estadual Getúlio Vargas, em frente ao Hospital Ivan Goulart.

Comentários