3 casos suspeitos são investigados, e outros casos monitorados em São Borja

3 casos suspeitos são investigados, e outros casos monitorados em São Borja

A Prefeitura Municipal de São Borja, divulgou por volta das 20h30 desta terça-feira, dia 17, a confirmação de 3 casos suspeitos para o coronavírus. O assessor de imprensa Darlan dos Santos, concedeu entrevista em primeira mão, ao apresentador Alberi Dias, apresentador do programa Show da Noite da Rádio Cultura AM.

Confira o inteiro teor do Boletim Epidemiológico: 

Boletim Epidemiológico CORONAVÍRUS Prefeitura de São Borja -Nr 01 | 17/03/2020Existem três casos suspeitos de CORONAVÍRUS em São Borja. Foram coletados e enviados para o LACEN de Porto Alegre dois casos importados de Jaraguá do Sul/SC que estiveram no Chile e um caso local de uma cuidadora que esteve com uma pessoa da Italia em investigação.Nos dois casos importados, os pacientes tiveram sintomas de febre e sinais respiratórios. Foram medicados e estavam internados isolados no Hospital Ivan Goulart. Às 19h a equipe médica observou que os pacientes não se encontravam mais no isolamento. Foi acionada a Brigada Militar e feito um boletim de ocorrência comunicando a evasão dos pacientes do ambiente hospitalar e comunicado à 12ª coordenadoria estadual de saúde.Já o caso local, ela procurou a Vigilância em Saúde com os sintomas de febre e dispneia e ao final da tarde a equipe realizou a coleta. Foi feito a coleta e agora a paciente se encontra em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela Vigilância em Saúde diariamente em bom estado clínico geral.O município possui também outros três casos que estão em isolamento domiciliar. O isolamento domiciliar significa quando o paciente esteve em área de risco (países) ou em contato direto com pessoas que estiveram nestes países de risco. O isolamento domiciliar é uma medida protetiva que tem por objetivo manter a segurança para a nossa comunidade para precaução padrão. 

Os últimos casos relatados na nota, são de pessoas que se encontraram em situação de risco, mas que estão apenas sendo monitoradas, não se enquadrando no balanço oficial de casos suspeitos. No início da tarde desta quarta-feira, o Prefeito Eduardo Bonotto, concedeu entrevista às Rádios Cultura AM e Fronteira FM, alertando que a situação epidemiológica do Município não teve alteração. Os boletins serão divulgados pela Comunicação da Prefeitura às 12 horas e por volta das 18horas, diariamente como medida de atualização para a comunidade.

Comentários