Eleitores fazem fila para garantir o voto neste ano

Eleitores fazem fila para garantir o voto neste ano

Uma cena tem se repetido nas últimas semanas em frente ao Cartório Eleitoral de São Borja. Trata-se das longas filas de eleitores em busca de atualizar os dados da biometria. Na manhã de hoje, dia 05, não foi diferente.

Desde as primeiras horas do dia, uma multidão de pessoas se reuniu e deu início a uma fila que começava ainda na General Marques, e se estendia ao longo da Rua José Ribeiro até o limite da Cândido Falcão. Para os que deixaram para última, a dica é comparecer com cadeiras de praia e guarda-sol para enfrentar a fila até a abertura do cartório, ao meio-dia. Vale lembrar que ao longo do último ano uma série de descentralizações, plantões em finais de semana e divulgações na imprensa foram realizadas com o objetivo de evitar, justamente, a concentração maior nos últimos dias. Agora, o jeito é aguentar o tirão.

O prazo para o recadastramento, que é obrigatório para todos aqueles que pretendem exercer o direito ao voto nas eleições de 2020,  se encerra no próximo dia 11 de março.  Para a realização da biometria é necessário documentos como identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certidão de nascimento, comprovante de residência e título eleitoral. Até o momento, dos 48.729 eleitores são-borjenses, apenas  38.587 já realizaram o procedimento, o que representa um universo de 79.19% do total.

Comentários